Já ouviu falar do "Teste da Linguinha" realizado nas maternidades? Sabe para que serve? E quais as implicações da língua presa? Hoje conversamos um pouco sobre o tema.
Desde 2014 é obrigatória a realização do chamado "Teste da Linguinha" nos hospitais e maternidades do país. Trata-se de um protocolo de avaliação de frênulo da língua dos bebês. É realizado com base no exame físico do recém-nascido e observação da sucção, sendo indolor e não invasivo. É importante que essa avaliação seja o mais precoce possível para o diagnóstico e tratamento, quando alterado.
A alteração que buscamos diagnosticar é o frênulo curto - a famosa "língua presa", sendo o nome técnico anquiloglossia. No exame físico, um sinal muito característico é a chamada "língua em coração", que aparece quando o bebê coloca a língua para fora ou chora.
Quando isso ocorre, pode haver prejuízo na amamentação, sucção, deglutição ou fala. Na amamentação, pode refletir com dificuldade na pega, causando dores e fissuras nos mamilos da mãe. Em alguns casos, pode dificultar tanto a amamentação que, eventualmente, leva a consequências como baixo ganho de peso ou mesmo desmame precoce.
Há um protocolo bem estabelecido que gradua com pontuação o frênulo e implicações na sucção, podendo já ser indicada a intervenção na própria maternidade. Quando há dúvidas, pode ser necessária uma segunda avaliação em 30 dias, chamado reteste.
O tratamento é realizado com intervenção cirúrgica, feita por profissional médico - como um otorrinolaringologista - ou odontologista. O procedimento pode ser em caráter ambulatorial (em consultório), ou em centro cirúrgico com anestesia. O profissional que irá realizar o procedimento vai orientar o mais adequado para cada bebê.
Algumas técnicas cirúrgicas são utilizadas para correção do frênulo curto lingual, sendo elas: frenectomia, frenuloplastia ou frenotomia lingual. A recuperação da cirurgia costuma ser muito rápida, pouco dolorosa, e, em grande parte das vezes, já são notados os benefícios do posicionamento correto da língua de forma imediata.
Gostou desta informação? Curta e compartilhe.
Comments