Verão, sol, praia, piscina... Quem não gosta? É muito bom aproveitar as férias, mas precisamos ficar de olho na nossa saúde! Nesse período de temperaturas mais elevadas, as pessoas costumam ter mais contato com água buscando se refrescar, porém, isso pode trazer problemas, principalmente nos ouvidos. Então vamos às dicas para evitar e como se cuidar!
Quem nunca sentiu dor de ouvido depois de um dia de praia? Isso acontece porque a água acaba se acumulando no canal do ouvido, deixando a região mais suscetível a contrair infecções. No verão, os casos de otite externa aumentam em 75%. A otite externa é o nome dado ao tipo de inflamação causado pela água que costuma gerar dor de ouvido, mas também pode apresentar outros sintomas como sensação de ouvido tampado, coceira, zumbido e audição abafada.
A melhor forma de evitar esse problema é dando atenção para essa parte do corpo: após entrar em contato com a água, é interessante secar a parte externa com uma toalha macia, virar a cabeça para escorrer o excesso de água e nunca utilizar hastes flexíveis. Caso você tenha feito tudo isso, e tenha certeza que não tem nenhum problema nos ouvidos (não tem perfuração do tímpano, nem nunca fez cirurgia dos ouvidos), pode pingar 1 gotinha de álcool 70%! O álcool ajuda a água a evaporar mais rápido. Mas caso persista a sensação de ouvido tampado, procure um especialista.
Pessoas que têm perfuração do tímpano ou fizeram cirurgia para colocação de tubo de ventilação nos ouvidos (também conhecidos como "dreninhos"), devem proteger os ouvidos da água - não mergulhar a cabeça e utilizar um tampão moldado ou algodão impermeabilizado com alguma substância oleosa.
Em casos de trauma nos ouvidos com dor forte, que pode acontecer após um mergulho mais profundo ou mesmo uma pancada de ondar do mar, um otorrinolaringologista deve ser consultado. Especial atenção para os casos que, além da dor de ouvido, aparece sangue no canal do ouvido e diminuição da audição! Nunca pingar álcool no ouvido nesta situação!!!
Gostou destas dicas? Curta e compartilhe!
Comments